O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade : o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?



Trabalho

Ano: 1995

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Metodologia de Ensino

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de

Orientador: Hilario Fracalanza


Assunto: Biologia - Estudo e ensino,Ciencia e tecnologia,Ciencia - Aspectos sociais,Professores de ensino de segundo grau - Formacao,Curriculos - Planejamento


Resumo: Resumo: Durante esta pesquisa procuramos compreender de que maneiras o ensino de Biologia nas escolas de Ensino Médio está se referindo às discussões sobre as relações entre Ciência! Tecnologia! Sociedade (CTS). Foram tomadas como referência as concepções de oito professoras sobre essas relações CTS e como elas se expressam na sua prática em sala de aula, bem como as concepções presentes nos manuais didáticos e planejamentos de ensino. Os manuais didáticos e os planejamentos de ensino foram foco de uma descrição pormenorizada, em que identificamos as interações CTS. A análise dos dados da entrevista foi derivada da escolha de três instâncias de análise: Apropriação do Conhecimento Científico, Relação Pesquisa e Ensino, Relação entre Aulas Teóricas e Aulas Práticas. Em todas essas instâncias, permeando a nossa análise, apontamos diferentes perspectivas na interação entre Teoria e Prática. Reconhecemos a existência de uma diferença entre o discurso e a prática das professoras no que se refere às interações CTS, ora havendo uma aproximação, ora um distanciamento entre o idealizado e o realizado por elas. Concluímos que a abordagem das relações CTS que já existe no currículo de Biologia acontece sem que os elementos Ciência e Tecnologia sejam contextualizados em uma específica Sociedade o que geralmente não leva a um desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos frente aos diferentes papéis da Ciência e Tecnologia, a fim de garantir-lhes uma tomada de decisões mais consciente. Identificamos também.que as estratégias utilizadas pelas professoras, no trabalho com os alunos, ofereceÍ1Y pouca possibilidade para que eles venham a modificar concretamente a sua realidade, a partir de um redimensionamento do significado das relações CTS,\$aMetodologia de Ensino


Abstract:


Referência: AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade: o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?. 1995. 145f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

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